The M+G+R Foundation

Os Cristãos e A Luta Contra A Sida

Mais uma vez a Conferência Episcopal Portuguesa indicou o caminho a Igreja Universal. É uma tragédia que o Vaticano este infectado por uma doença ainda mais má do que SIDA: Cegueira Espiritual.

No seguinte Nota Pastoral a Conferência Episcopal Portuguesa não contradiz a sabedoria dos ensinos da Igreja, eles fornecem uma fórmula sábia e prática para a população do mundo para encontrar o "Caminho de volta a casa do Pai Celestial" sem condenar a ninguem.


Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

[1] No próximo dia 1 de Dezembro, por iniciativa da Comissão Nacional de Luta Conta a Sida, realiza-se um dia de mentalização nacional sobre este grave problema de saúde pública. A Igreja não fica indiferente a este esforço colectivo, porque se trata de um problema grave e porque o espírito cristão de serviço fraterno de todos de todos os que sofrem, de sentido de responsabilidade moral, inspirado no Evangelho, deve trazer um contributo específico que poderia ser decisivo para a solução do problema.

Eis a razão de ser desta Nota Pastoral, que explicita claramente a orientação da Igreja nesta luta. Pedimos aos Párocos, à Imprensa Católica e a todos os Movimentos e Associações de Fiéis a sua divulgação, em ordem a um amplo esclarecimento, que se espera seja mobilizador de acções e atitudes.


[2] Já não se pode iludir a gravidade desta doença e a ameaça que esta representa para a humanidade. Não é exagero afirmar que há países e continentes ameaçados. Esta gravidade afirma-se, não apenas na sintomatologia da própria doença e no modo como ataca a vida humana, mas também na facilidade da sua propagação, ligada que está a uma das expressões mais universais do ser humano, a intimidade sexual. A gravidade desta doença acentua-se com a incógnita do número de seropositivos, contagiadores potenciais, muitos sem saberem que o são.

A prevenção tornar-se-ia mais situada e objectiva se se conhecessem os portadores do HIV, sobretudo se cada pessoa soubesse a sua situação pessoal em relação a esse problema. Como o rastreio universal obrigatório está fora de questão, resta a responsabilidade pessoal. Seria aconselhável que, antes de se iniciar uma relação estável, de matrimónio ou outra, se incluísse esse exame clínico entre os vários que são aconselháveis nessa circunstância. Esse conhecimento daria serenidade e estabilidade ao casal e seria mais um incentivo para a sua fidelidade.

Se esta atitude é aconselhável àqueles que não têm nenhum motivo para temerem ser seropositivos, ela torna-se um dever grave para aqueles que, por infidelidade ao seu parceiro ou comportamentos desregulados, incorrem nesse perigo. Aceitar poder vir a contagiar a pessoa com quem se partilha a intimidade, é grave responsabilidade moral.


[3] De quanto acabamos de afirmar ressalta a nossa convicção de que a luta contra a SIDA, na linha da prevenção do contágio, passa por uma responsabilidade acrescida, que para os cristãos tem sólido fundamento na exigência moral de amor fraterno, da dignidade da sexualidade e do amor, como expressões de intimidade generosa e na aceitação das normas morais. A fidelidade conjugal ou ao parceiro que se elegeu para partilhar a vida, a castidade como expressão de uma vivência equilibrada e generosa da sexualidade, são elementos decisivos na luta contra este flagelo. A humanidade sempre venceu as suas crises e ameaças com a força da liberdade, inspirada em valores espirituais e culturais. É que a SIDA é mais que uma ameaça; pode ser um sinal de uma crise de civilização.

Na prevenção têm-se privilegiado os métodos da barreira física, que isola o contacto dos corpos na intimidade sexual, que, é em si mesmo, um encontro plenificante de todo o ser. Não pensamos que a luta contra esta ameaça possa ser vencida sem mobilizar as liberdades e as consciências, levando a uma real transformação dos comportamentos.

São sobejamente conhecidas as reticências da moral católica em relação ao uso generalizado do preservativo, porque ele significa uma alteração profunda do sentido e da dignidade da sexualidade humana. Nenhuma razão pode levar a Igreja a deixar de afirmar claramente essa verdade, pois só ela pode atrair as pessoas para novas etapas de responsabilidade e generosidade. A perspectiva cristã da existência, não é necessariamente um caminho de facilidades, é uma longa luta, em que o cristão se confronta com a cruz do próprio Senhor Jesus Cristo, que é possível vencer com a força do Espírito de Deus. Uma vivência da sexualidade, generosa e responsável, é exigente, mas é possível e só assim ela contribuirá para a realização da felicidade.


[4] Mas se a prevenção contra a doença constitui um apelo a comportamentos responsáveis, a assistência aos doentes de SIDA é exigência de caridade fraterna. Como aconteceu com outras doenças no passado, a SIDA está marcada por um estigma social. Isso é apenas mais um apelo à nossa caridade fraterna. Ao patrocinarmos como sinal jubilar uma Instituição de apoio a estes doentes, a Domus Fraternitas, que continua em fase de instalação, quisemos sublinhar este dever da Igreja.

Fizeram-se grandes progressos no tratamento clínico da doença que, sem a erradicar, permite o prolongamento da vida com qualidade. Mas, a nível mundial, há um caminho a percorrer, em ordem a proporcionar a todos os doentes o acesso a esses medicamentos, o que pressupõe financiamentos significativos para aí orientados.

Na história da humanidade, os grandes flagelos colectivos foram sempre ocasião de novas formas de solidariedade e inter - ajuda e motivação para um rejuvenescimento espiritual. Com a força de Deus, a família humana estará à altura de vencer esta ameaça à integridade e à beleza da vida.

Fátima, 19 de Novembro de 2001

[Fim da Nota Pastoral]


Um Comentario de miguel de Portugal

Em fácil Português, o que os Pais da Igreja Portuguesa Católica Romana estão a dizer tão claro como eles podém, é o seguinte:

Estamos "aqui" e temos que ir "la". Santos não são feitos de um dia para outro, mas devem començar o caminho em alguma parte.

A Lei Divina não é negociavel, mas, com amor, compaixão e humildade, podemos ajudar aos nossos irmãos e irmãs, que vivem numa vida desordenada, com um passo de cada vez, a atingir as metas que Nosso Senhor Jesus Cristo fixou para nós, de tal modo que a nossa passagem por este mundo seja tão fácil e tão pouco dolorosso quanto seja possivel.

Isto faz-nos perguntar a nós mesmos: Porque deve uma pessoa estar quase num completo estado de Graça antes da participação na Eucaristia - o aliménto para o espírito?

Nosso Senhor Jesus Cristo diz:

Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes. [S. Lucas 5:31-32]

Não será a mais importante qualificação para participar na Eucaristia um desejo ardente de abandonar à condição de vergonha de nossa alma, o resultado de nossa misèria e natureza humana?

Alimento é normalmente necessário para manter a nossa saúde física, e dar-nos força, mas, quando o corpo é fraco e doente e mal alimentado, a comida torna-se ainda a parte mais importante das nossas vidas diárias.

O que dizer àcerca de "alimento para a alma"? Para a alma aplica-se o mesmo: Cuanto mais fraca e necesitada está, mais ajuda precisa, sempre e quando haja o ardente desejo de regenerar sua vida e abandonar os caminhos do pecado.

Aqueles que têm ouvidos, ouvam.... E aqueles que têm coragem e fé na Bondade e Misericòrdia de Deus, actuem!



Publicado a nível mundial - Fevreiro de 2002. União Europea

Copyright 2002 pela The M+G+R Foundation. Todos os dereitos reservados.

The M+G+R Foundation

Para lêr sobre nós em Inglês

HOME PAGE - Português

Informação Actualizada

HOME PAGE - Inglês

HOME PAGE - Espanhol


HOME PAGEde Emergência


Para Outros Documentos Relacionados:

Não Há Razão Para Desesperar Nem Para Se Dar Por Vencido

Santíssima Trindade O Conceito de Segredo

Psicólogos * Adivinhos * Curandeiros - E Deus Qué? Uma Sinopse Bíblica.

Carrega Com a Tua Cruz e Segue-Me

Future Use


Note se faz favor:
Se as imagens datadas acima não aparecerem neste documento, isso significa que não está perante o documento original dos nossos servidores. Deve ter razão para duvidar da autenticidade deste documento, recomendamos então que, de novo, procure acesso ao nosso servidor e click "Refresh" ou "Reload" do seu Browser para ver o documento original.

Se desejar contactar The M+G+R Foundation, Clique aqui se faz favor, e siga as instruções.

Você pode livremente reproduzir e distribuir este documento, sempre e quando: (1) Referência apropriada é feita sobre a sua origem; (2) Nenhuma modificacão é feita ao texto sem prévia autorização escrita; e (3) Não haja recebimento de quantias pelo mesmo.