Não há razão para desesperar nem para se dar por
vencido
A santificação não é instantânea. O santo não nasce. O santo "Faz-se"
A santificação não é instantânea. O santo não nasce. O santo "Faz-se"
As Trevas
Pessoas há que pensam que, ao encontrar Deus (1), se convertem automaticamente em santos e que não voltarão mais a pecar.
Isto não tem sentido e teologicamente está errado. Esta é uma das inúmeras artimanhas que o maligno utiliza para nos desalentar na nossa relação com Deus. Por falta de fé, de luz e de evangelização damo-nos tantas vezes, por derrotados.
A Luz
Abram as janelas da alma e deixem que nela brilhe o Sol. Porquê? Eis a "Boa-Nova": Deus não nos vai julgar pelo nosso grau de santidade, mas, sim pelo esforço sincero de santificação, que fizermos dia a dia.
Presta atenção à Parábola: Um pai tem dois filhos. Um, tem o dom genético de ter uma boa constituição física. Basta-lhe uma hora semanal de educação física para manter a sua boa forma. O outro, é magro e fisicamente, subdotado. Este reconhece que fisicamente não é um bom exemplar humano. No entanto, também sabe que, se quiser, também ele poderá melhorar a sua compleição física.
Com o carinho, o estímulo e o amor do pai, o segundo filho matriculou-se no Ginásio e começou um programa intenso de educação e cultura física. Compreendia esse programa 18 horas semanais de exercícios e uma dieta especial que excluia os géneros alimentícios (má alimentação) preferidos dos jovens de hoje.
As semanas eram meses... os meses, anos. Houve progressos mas, também retrocessos e desânimos, mas, com o estímulo do pai, o filho desenvolveu-se de tal forma que nos fazia lembrar a famosa escultura de "David" (de Miguel Angelo), embora imperfeita!
Qual dos dois filhos causará maior admiração a seus pais, familiares e amigos? A qual dos dois filhos darias tu emprego, se necessitasses de um empregado de confiança, empreendedor e perseverante? Ao segundo, é claro! Pois bem, a alma é como que o nosso corpo espiritual. Se formos persistentes em exercitar a nossa alma segundo os ensinamentos e os mandamentos de Deus, alcaçaremos o "nível" de "beleza", de perfeição espiritual que Deus espera de nós. É claro que no percurso encontraremos grandes tentaçöes, desânimos, depressöes mas, Deus está sempre connosco, neste caminhar passo a passo, como nosso "treinador", encorajando-nos; dando-nos a força de que precisamos para alcançarmos a meta física e espiritual.
Pensas que isto é uma fábula? Muitos até acrescentarão: "Sem fundamento bíblico!"
Prova
Felizmente tem fundamento bíblico. Se ler a Parábola de Filho Pródigo (2) ficará espantado. Esta Parábola é uma das mais mal interpretadas ou compreendidas do Novo Testamento e, provavelmente, contém a maior consolação para os que percorremos este "Vale de Lágrimas" ao qual chamamos "Vida" para a Eternidade.
Nos versiculos 17-19, o Filho Pródigo entrou em si, compreendeu que procedeu mal. Decidiu regressar à Casa Paterna, humildemente, não já como filho, mas para servir como um jornaleiro. Versiculos 20-24:
"Partiu, e foi ter com seu Pai. Ainda estava longe quando o Pai
o viu e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. O
filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o céu e contra Ti, já não mereço ser chamado teu filho.'
Mas, o Pai disse aos criados: 'Trazei depressa a mais bela túnica e vesti-lha; ponde-lhe um anel
no dedo e sandálias nos pés; trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos, alegremo-nos porque este
meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e encontrou-se.' E a festa
começöu!"
A Consolação. O Gozo.
Eis a chave de tamanho gozo: "...ainda estava longe quando o Pai viu e... correu a lançar-se-lhe ao pescoço..." É dizer, correu ao seu encontro.
O Pai não ficou ali à espera que seu filho empreendesse viagem de regresso sem a sua ajuda, nem tão pouco ignourou a queda do filho.
Que fez ele? Correu ao encontro do filho para, então, com ele, regressar ao lar, passo a passo. Lar? Que lar? A Casa de Pai, O Ceu, O Paraiso Eterno.
O que é que mais podemos pedir?
Coragem, irmãos! Rectifiquemos as ofensas cometidas contra o nosso Pai. Todos cometemos erros; todos O ofendemos recusando o Seu amor ao violarmos as Suas Leis, os Seus Mandamentos. Procuremos viver rectamente. Procuremos alcançar o Céu na Terra - uma Paz que só Deus pode dar. Depois, na vida sobrenatural com Ele na Eternidade. Ele caminhará contigo lado a lado, leve o tempo que levar. Ele garante a tua chegada a Casa, à Sua Casa, a Nossa Casa. Prometo! É Verdade!
NOTAS
(1) O sinal de verdadeira conversão é a
consciência da realidade de Deus.
(2) S.Lucas 15: 11-32
En Español: ¡No desespere! ¡No se dé por vencido! Es un pasito cada vez
In English: Do not despair! Do not give up! It is one step at a time!
Originalmente publicado a nível mundial en Inglês em Setembro de 1997. Texas. U.S.A.

Documentos relacionados
A Santíssima Trindade - O Conceito de Segredo
Adivinhos, Curandeiros - E Deus quê?
Carrega com a tua cruz e segue-Me
Misericórdia Divina - A única esperança para a humanidade
Disfunção Espiritual - Identificação, Tratamento e Cura (em Espanhol)
O Sofrimento: A Participação da Humanidade na Sua Própia Redenção
Não desespere, mesmo que esteja a ser testado até ao limite (en Inglés)
Não percam a fé, não se deixem dominar pelos acontecimentos (em Espanhol)
Porque é que Deus às vezes tem de dizer não! (em Inglês)
Adivinhos, Curandeiros - E Deus quê?
Carrega com a tua cruz e segue-Me
Misericórdia Divina - A única esperança para a humanidade
Disfunção Espiritual - Identificação, Tratamento e Cura (em Espanhol)
O Sofrimento: A Participação da Humanidade na Sua Própia Redenção
Não desespere, mesmo que esteja a ser testado até ao limite (en Inglés)
Não percam a fé, não se deixem dominar pelos acontecimentos (em Espanhol)
Porque é que Deus às vezes tem de dizer não! (em Inglês)
The M+G+R Foundation